Como vão, meus caros leitores? Aproveitaram o recesso de fim de ano? Aposto que apreciar aquela cachacinha deliciosa em plena virada deve ter sido sensacional. Mas bem, agora é hora de voltar, certo? Ficar atento às rotinas da produção de uma cachaça de qualidade, e prestar bastante atenção em todos os processos. Mas não precisa ficar preocupado, ou sentindo muito pelo final das férias. Afinal, nosso papel aqui é facilitar a gerência de seu negócio o máximo possível.

cocktail

Então hoje, como primeira publicação de 2017, vamos tratar de um assunto mega importante: a destilação. Como já sabemos, todas as etapas são importantes e, por isso, devemos saber o máximo que conseguirmos sobre cada uma delas. E chegou a hora de estudarmos a destilação, seus conceitos e, é claro, as nossas dicas para que você consiga se diferenciar aos demais produtores. Então vamos?

Afinal, o que acontece na destilação?

cinzas

Nela, ocorre a separação de todas as substâncias formadas pela fermentação. A duração de todo esse processo deve girar em torno de 150 a 160 minutos.

As frações do destilado são a cabeça (aproximadamente 1% do volume total do vinho), o coração (de 16% a 20% do vinho) e o caldo (aproximadamente 3% do vinho).

Lembre-se: não se deve usar a cabeça e o caldo no processo de produção da cachaça. Eles possuem compostos que prejudicam o resultado final do produto. Porém, pode-se aproveitar o álcool contido nestas duas frações para produzir álcool combustível.

Ok. E agora, quais são os cuidados que devo ter com minha sala de destilação?

6

A sala de destilação abriga todos os equipamentos usados durante este processo. Ela deve prover água de qualidade, ser bem iluminada, coberta, de construção ampla, com piso de cimento e paredes de acabamento liso, resistente e impermeável.

Um detalhe importante: faça uma limpeza criteriosa nos alambiques após a entressafra e antes de começar a produção da cachaça. Essa limpeza nada mais é que realizar uma destilação com água e suco de limão (5 L de suco para cada 100L de água). Após esta destilação, faça outra com apenas água. Para saber se há possibilidade de contaminação de cobre no destilado, faça uma filtragem do destilado com filtro branco de gaze ou algodão. Se o filtro ficar azul, é porque há excesso de cobre.

E agora, uma dica valiosíssima:

1

  • Durante as entre-safras, deixe o alambique cheio de água. Dessa forma, os riscos de oxidação serão reduzidos

E então, viu que começar 2017 com o pé direito, cheio de informações valiosas, é super fácil e tranquilo de conseguir? Lembre-se sempre de que, para se produzir uma cachaça de qualidade é preciso atenção e diversos cuidados, mas nada que nós não possamos te ajudar.

Quer fazer de 2017 o ano de seu empreendimento? Entre em contato conosco!

Disponível em: http://queconceito.com.br/rentabilidade

A gente não poderia começar esse novo ano sem falar do nosso aplicativo e nossas ferramentas de marketing.

Nosso sistema principal, o Cachaça Gestor, é direcionado à orientação para a produção de uma cachaça de qualidade. Porém, além disso, também temos uma sessão de vendas para nossos usuários, onde eles podem vender seus produtos online.

Além disso, também ajudamos nossos produtores a gerar conteúdos relevantes nas redes sociais e, além disso, temos o Socialking, uma plataforma que permite maior visibilidade do usuário de seu perfil, ou empresa, no Instagram.

Mas é claro, meu leitor, que oferecemos outros serviços também. Então assim, está procurando por ajuda com a produção, venda e(ou) marketing da sua cachaça? Grita a gente!

Para saber mais sobre estes nossos serviços, basta entrar em contato conosco tanto pelo site oficial, quanto pelas nossas redes sociais. Vamos deixar os links aqui embaixo. Então corre lá, pára de comer mosca e decola sua cachaça nas redes sociais!

https://www.facebook.com/cachacagestor/

https://www.instagram.com/cachacagestor/

http://www.cachacagestor.com.br/

Leia mais:

2016 se tornou o ano da cachaça!

Com a cachaça não tem crise

O que diabos é branding e por que a cachaça precisa dele?

 

 

Deixa uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *