5

E então, caros leitores. Todos nós sabemos que, sem uma cana boa, a cachaça não presta. Para isso, não basta plantar direitinho apenas. É preciso saber qual variedade combina com o seu solo e as condições climáticas do ambiente. Além disso, o manuseio e transporte do material recolhido para moagem é uma etapa importantíssima do processo de produção de uma cachaça de qualidade. Mas não precisa se preocupar mais, vamos colocar aqui algumas informações importantes para você não fazer feio com sua plantação:

Sobre as variedades do canavial e a Cana de Açúcar

1 – As variedades devem oferecer fácil espalha e alto teor de sacarose. Além disso, devem ter resistência ao tombamento e boa produção por hectare. O espaçamento entre os sulcos deve ser  de 1,30 a 1,50 m.

2 – As condições climáticas apropriadas para as variedades são: 6 a 8 meses de temperaturas elevadas, precipitações regulares e radiação solar intensa, seguidos de 4 a 6 meses com baixas temperaturas .e estações secas).

3 – O solo deve ser rico em matéria orgânica e mineral. Se houver necessidade de correção de acidez e suplementação com adubo, verifique-o  via análise laboratorial.

4 – As mudas devem vir de instituições de pesquisa ou de ensino na área de ciências agrárias, de viveiros idôneos, ou ainda de canaviais de primeiro corte, sadios e bem desenvolvidos, com idade de 12 meses.

Sobre o armazenamento e transporte para a moagem

1 – Deve-se cortar a cana bem rente ao solo, afim de evitar pragas e doenças nas soqueiras remanescentes.

2 – Antes de ser moída, lave-a à jato, com água potável, para que ela fique completamente limpa.

3 – O tempo entre corte e moagem deve ser o menor possível. No máximo 24 horas após o procedimento.

4  – Vale lembrar que o armazenamento deve ser o mais perto da moenda possível, sobre um tablado elevado de alvenaria ou madeira, que permita escoamento de água e ventilação.

Deixa uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *