Disponível em: http://queconceito.com.br/rentabilidade

Nós da Cachaça Gestor identificamos por esse mundo afora diversas pessoas que desejam entrar no mercado de bebidas. Se juntarmos, durante uma “conversa de buteco”,  todos os tipos de destilados que existem pelo mundo, não conseguiríamos sair da mesa antes das seis da manhã. Mas, falando de Brasil, existe uma bebida que nos representa: a Cachaça. E, dessa forma, motivos não faltam para que você queira sair por cima da crise e se tornar um produtor de cachaça

Durante uma boa prosa com nosso mestre Arnaldo Andrade Ribeiro, sócio da empresa Cana Brasil, conseguimos identificar quatro motivos pelos quais uma pessoa que deseja trabalhar no ramo de bebidas alcoólicas deve optar pela produção de cachaça. E olha que não demorou mais que duas rodadas da caninha. Veja só:

Por que devo me tornar um produtor de cachaça?

 

1.Tem Cana para todo mundo

cana

Diferente da maioria dos fabricantes de bebidas, o produtor de cachaça consegue ter domínio sobre sua matéria-prima, que é a cana-de-açúcar. Arnaldo explica que, enquanto um produtor de Tequilla, por exemplo, depende da Agave, uma planta que nasce de 5 em 5 anos, o produtor de cachaça consegue ter a cana durante todo o ano, tendo, pelo menos, 5 cortes.

Além disso, a cana consegue gerar outros produtos como açúcar e álcool, o que contribui bastante com a viabilidade econômica do negócio, uma vez que toda a matéria-prima pode ser aproveitada e, ainda, com questões ligadas à sustentabilidade, devido ao aproveitamento dos recursos para outras tarefas que não a produção da cachaça.

 

2.Reconhecimento mundial

mundo

Produzir cachaça é só no brasil. “A cachaça é um produto brasileiro, e isso facilita muito a nível de exportação. Afinal, não existe nenhum outro país no mundo que faz a cachaça. Então, ela entra num nicho de mercado que poucos países têm”, explica Arnaldo. Qualquer país que deseja produzir cerveja, vodka ou whisky consegue. Mas a cachaça? Só no Brasil!

Ou seja, meus caros, sua cachaça, além de ser de qualidade, é exclusivamente brasileira. Isso, na hora da exportação, agrega mais valor ainda à sua bebida e, é claro, ao seu negócio.

 

3.Viabilidade econômica considerável

Disponível em: http://queconceito.com.br/rentabilidade

Um produtor que investe na fabricação de uma cachaça de qualidade se atenta à questões como as de padronização, legislação, distribuição e, é claro, marketing. Como já explicamos ao longo destes meses, ter uma produção de qualidade não tem segredo. Tendo isso em vista, um alambique artesanal pode ser um negócio bastante lucrativo. Deve-se ter em mente, porém, que os retornos, apesar de altos, são a médio prazo. Afinal, é necessário um investimento inicial elevado. Lembre-se de que esse tipo de investimento, casado com uma vasta análise do mercado,  é o que fará com que sua bebida seja apreciada e respeitada no país. E, porque não, no mundo.

 

4.A Cachaça também é de qualidade

cachaça

É importante lembrar que um produtor consegue ter condições de ter uma cachaça de excelente qualidade comparada aos melhores destilados do mundo. Isso, de acordo com Arnaldo, vem sendo comprovado graças aos prêmios que as cachaças brasileiras vêm ganhando. “Você vê nos concursos mundiais de destilados, hoje, cachaças ganhando prêmios e mostrando para todos que é um produto que compete em pé de igualdade com qualquer destilado do mundo”.

Então, é interessante lembrar que, nada melhor que um brasileiro para produzir uma bebida típica de seu país. E o melhor: a matéria-prima pode ser sua, assim como a receita e a identidade. Afinal, a cachaça é nossa!

 

~ Bônus ~

Uma dica que a Cachaça Gestor oferece aos nossos saudosos “futuros produtores” é: aqui tem quatro razões que provam que o mercado da Cachaça é tão importante e apreciado quanto qualquer outro de destilados. Tendo em mente que o foco e o investimento a longo prazo são extremamente importantes para o sucesso de seu negócio, lembre-se de que a paciência e o cuidado com a produção poderá trazer, futuramente, bastante lucro para sua empresa.

 

  1. Adorei a matéria, por isso cada vez mais tenho interesse em me tornar um dia um produtor de cachaça artesanal de qualidade!

    Grato!

    Edson de Lima
    Ribeirão Preto-SP

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar essas tags e atributos HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>