Parando para bater um papo com nossos produtores, percebemos que uma das maiores dificuldades do mercado da cachaça está na hora das vendas, mais precisamente no marketing.

 

Digamos que, para inserir um produto que tem aproximadamente cinco séculos de história e uma reputação não tão boa em um mercado super dinâmico, o desafio realmente é grande, porém, possível, e nós vamos te explicar como.

 

Mais do que uma boa estratégia de marketing, um produtor de cachaça que deseja vender o seu produto precisa do Branding. Mas o que diabos significa esse nome tão chique e complicado?

 

Vamos do começo, então:

 

O que diabos é Branding?

 

 

Em sua definição mais simples, o branding é uma atividade estratégica de marca que envolve conceituação e planejamento. Em outras palavras, são ações que permitem com que seu público-alvo perceba o valor de sua marca.

 

Mais do que um logotipo, o branding alcança uma posição única na mente do consumidor. É como se seu produto ganhasse personalidade própria. O objetivo, então, é tornar sua marca mais conhecida, desejada, e cada vez mais presente na mente de seus consumidores. Na hora de tomar aquela cachacinha para fazer a digestão depois do almoço, a pessoa não vai querer outra marca que não a sua.

 

Para isso, podem ser desenvolvidas uma série de ações, que vão desde a concepção da marca até o cotidiano da empresa, mais precisamente do setor de marketing.

 

Ok, entendi. Mas ainda não me convenceu. Preciso de provas.

 

 

Sem problemas. Um exemplo perfeito de branding é a Coca-Cola. Desde os anos 60, ela criou o conceito de que o produto vendido era muito mais do que um simples refrigerante. Ela vendia felicidade.

 

A marca já passou por vários tipos de representações dessa ideia, como papais-noéis simpáticos e felizes, músicas alegres, famílias reunidas, ursos bem-humorados e adolescentes se divertindo juntos. E ainda tinha o reforço do slogan, que era “abra a felicidade”.

 

Resumindo, o motivo pelo qual ela é líder de mercado não se resume apenas ao seu sabor. Pensa rápido: uma festa de aniversário divertida tem que ter qual refrigerante?

 

Tudo bem, mas e a cachaça nisso tudo? Por quê esse tal de branding é tão importante para ela?

 

 

Em uma mercado como o da cachaça, este tipo de atividade é fundamental para que o seu produto se diferencie dos demais.

 

Infelizmente, a caninha ainda é vista como uma bebida de baixa qualidade, usada normalmente em misturas como a caipirinha. São poucas as pessoas que entendem que uma cachaça pode ser apreciada e degustada como o vinho ou a cerveja.

 

Então, o que vai convencer o consumidor a comprar o seu produto? O rótulo é importante por se destacar em uma prateleira, mas não é tudo. Pode-se dizer o mesmo sobre a garrafa mas, mesmo assim, um apreciador leigo pode chegar a pensar que “é tudo farinha do mesmo saco”.

 

O que vai fazer ele tomar sua decisão de compra é aquela frase daquela propaganda que ele viu certo dia na televisão, que mostrava um senhor tomando uma pequena dose de cachaça em sua varanda após o almoço, tranquilo e satisfeito.

 

Ele também vai lembrar daquele outdoor que falava que essa mesma bebida que o senhor da varanda estava apreciando também trazia requinte e causava boa impressão aos convidados de uma noite de jantar, ou um almoço em família. Ele vai querer comprar porque, durante todo o seu trajeto até o supermercado, ele se deparou com diversas peças publicitárias que mostravam que aquela cachaça do senhorzinho era de qualidade porque é dela que as pessoas gostam.

 

Enfim, ele vai comprá-la pelo valor que ela vai agregar a ele, e não simplesmente pelo gosto.

 

Ok, confesso que é uma boa estratégia. Mas não sou formado em marketing, não tenho tempo e nem experiência na área. Então, como faço?

 

 

Não precisa se desesperar. Normalmente, este trabalho é executado por um profissional do marketing, ou por uma empresa. Nós da Cachaça Gestor, por exemplo, temos um setor que também fornece esse tipo de serviço. Basta dizer que quer, e nós cuidamos do resto.

 

Então perceba, caro leitor, que para ter sua caninha firme no mercado, é preciso se dedicar a tarefas que vão além da produção de uma cachaça de qualidade em seu alambique. Afinal, ela precisa chegar até os seus consumidores de uma forma que eles prefiram o seu produto aos demais.

 

  1. Mauro pedro dos Santos

    Realmente é muito importante a divulgação da sua Cachaça. Além dos cuidados com a produção de uma Cachaça de excelente qualidade é fundamental que ela tenha seu nome muito bem divulgado no mercado.

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