legislacao-1

DSC06518

A Cachaça Gestor sabe que a maioria dos produtores se esforça muito para produzir ”a melhor cachaça de todas”. Porém, isso não basta.

Por que devo certificar meu alambique?

Atualmente, o consumidor deseja um produto que seja de qualidade e confiança, e a melhor maneira de transmitir isso é pela certificação. Através dela, os apreciadores de cachaça saberão quais produtores seguem as normas e padrões que garantem ao alambique o selo de “boa produção”.

É importante lembrar que, no mercado da Cachaça, as certificações de alambique são voluntárias, porém, isso não quer dizer que elas não sejam essenciais em alguns casos. Se você busca exportar seu produto, por exemplo, é interessante que este tenha um selo de certificação. Desta forma, ele irá provar para diferentes tipos de consumidores, de culturas distintas, que sua bebida é bem produzida.

Além disso, lembre-se que o custo para obter a certificação depende de alguns fatores como o tipo de certificado e o tamanho de sua empresa. Mas isso não deve ser motivo para desânimo! O seu investimento retornará em forma de produtividade, eficiência e, é claro, um número maior de clientes.

 alambique

E como funciona o processo de certificação?

alambique

Existem vários tipos de certificação. No universo da cachaça, ela pode ser conseguida através da Certificação no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade. Ela é voluntária e possui o Inmetro como órgão responsável.

A certificação, por sua vez, é conquistada a partir de uma avaliação que verificará se o produto cumpre todas as exigências pré-estabelecidas no Rac (Requisitos de Avaliação da Conformidade) para Cachaça. Elas podem ser encontradas via Portarias Inmetro/MDIC nº 276/2009 e nº 71/2010, e via Instrução Normativa (IN) nº 13 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), de 29 de junho de 2005). Estas exigências dizem respeito à matéria-prima, ao processo de fabricação e à responsabilidade social da empresa.  

A avaliação, por sua vez, é realizada por um Organismo de Certificação de Produto (Ocp), que é uma pessoa jurídica autorizada pelo Inmetro a verificar a conformidade de seu empreendimento. A lista das Ocp’s que você pode entrar em contato está disponível neste link , e não existe, exatamente, uma melhor Ocp para a sua empresa. A escolha vem de você que, após pesquisar sobre estas, decide qual atenderá melhor as suas necessidades.

Entendi. Então, como faço para certificar meu negócio?

6

Neste ponto, nós, da Cachaça Gestor, podemos ajudar. O nosso aplicativo visa ajudar todos os empreendedores a realizar o controle da produção de seu alambique, do estoque das vendas de sua cachaça. E tudo através de um sistema seguro, prático e confiável.

Dividido em dois módulos, o aplicativo oferece à empresa a oportunidade de organizar seus dados internos. Você poderá ter total controle sobre os dados referentes à produção, e gerenciá-los. Além disso, nosso sistema estará preparado para fornecer informações importantes ao produtor através de indicadores e relatórios, facilitando o controle de seu negócio.

E o que isso tem a ver com a certificação?

Bem, com o nosso sistema, você terá na palma da mão o controle de sua empresa. E aí, junto a este, virá um manual de boas práticas para a produção de cachaça. Com os serviços que o aplicativo tem a lhe oferecer, você estará a mais um passo de ganhar o Selo de Identificação da Conformidade da Cachaça!

Após se preparar para o início do processo de certificação, esteja ciente de todos os requisitos dispostos nas portarias fornecidas no tópico anterior. Envie sua documentação para a Ocp de sua escolha, e solicite a certificação através de formulário fornecido pela própria Ocp.

Depois disso, se tudo correr bem, você terá em mãos uma empresa certificada no mundo da cachaça! A partir deste momento, sua marca estará fortalecida, e seu produto terá mais força ainda para combater à concorrência. Principalmente a desleal.  Então, não há porque esperar mais para agregar valor à sua cachaça! A certificação sempre será o melhor caminho.

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar essas tags e atributos HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>